Recente

Eu Sou o Homem de Ferro

Nada mais, nada menos que o protagonista do Universo Cinematográfico Marvel da última década: Tony Stark, o Homem de Ferro.

O mesmo que deu início a saga dos Vingadores no universo cinematográfico da Marvel (MCU) também findou com êxito a história que envolveu as gerações presentes na última década. E isso se deve tanto ao grande trabalho da Marvel Studios, esforço dos envolvidos, conteúdo das histórias adaptadas das HQ e a brilhante interpretação de Robert Downey Jr. na pele do Homem de Ferro.
O Homem de Ferro é o herói da armadura tecnológica criada pelo gênio, bilionário, playboy e filantropo Antony Edward Stark ou comumente conhecido como Tony Stark, e que foi visto pela primeira vez nos quadrinhos em março de 1963 (Tales of Suspense #39) por Stan Lee (escritor), Larry Lieber (roteirista), Don Heck e Jack Kirby (desenhistas).
Afora os filmes dos Vingadores em que o Homem de Ferro tem fundamental e notória participação, seus filmes solo até agora (02/2020) são Homem de Ferro (2008), que marcou o início da saga, Homem de Ferro 2 (2010) e Homem de Ferro 3 (2013) considerado um dos filmes mais polêmicos da Marvel. E os rumores sobre o futuro do Homem de Ferro na Marvel, são que possa seguir uma das versões dos quadrinhos (HQ de 1984 intitulada Iron Man 2020) e apresentar um novo Homem de Ferro, o Arno Stark (sem ser o Robert Downey Jr.). Será?

Bom, por enquanto, são só rumores.










Uma história comovente

O herói é no mínimo, envolvente. Irreverente, com um senso de humor apurado e inteligência relacional aguçada, o personagem atrai para si sempre as melhores companhias.
Herói este que desde o início se desproveu de máscaras, e não digo das que cobrem o rosto, mas daquelas que encobrem intenções, desejos, segredos e personalidade. Tony sempre foi sincero em suas ações e isso manteve até alguns de seus amigos distantes.
Desde sempre ele teve uma relação difícil com o pai, que o enviou para um internato com apenas seis anos de idade. Ainda era uma criança quando frequentou o Ensino médio e mesmo assim, o melhor aluno da escola, ganhando fama de garoto prodígio e gênio.
Seu pai Howard Stark, mesmo sendo uma boa pessoa, quando bebia álcool se tornava desprezível verbalmente e abusivo, com sua esposa Maria e seu filho. Howard era alcoólatra. Foi ele que forçou Tony a beber sua primeira bebida alcoólica.
Entrou para o programa de graduação no MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) com apenas 15 anos de idade, onde acabou se formando em física e engenharia elétrica além de receber a graduação de mestre em ambos os campos de estudo. Só isso já prova sua genialidade, por se formar tão cedo e com excelência em duas das mais difíceis matérias.
Foi na Conferência de Pensamentos Avançados (Forward Thought Conference) na Universidade de Oxford que Tony conheceu o Dr. Bruce Banner (o Hulk), através do Dr. Derenik Zadian. A partir desse ponto, junto da amizade eles vivem uma amistosa e benéfica rivalidade científica.
Seus pais morrem em um suspeito acidente de carro quando ele ainda tinha 21 anos de idade mas, descobre muitos anos depois que seus pais foram assassinados  pelo Soldado Invernal (mas isso já é uma outra história).

Herdeiro único dos negócios do pai, as Indústrias Stark, não demorou para que ele transformasse a antiga empresa de seu pai em um gigantesco complexo industrial multibilionário. Entre outros negócios ele comprou a empresa que fabricou o carro de seus pais e aperfeiçoou o projeto para evitar acidentes e salvar vidas.











Herói e personagem se fundem

O Homem de Ferro dos Quadrinhos, difere daquele visto no cinema devido ao fato do primeiro surgir na guerra do Vietnã, vítima de uma explosão de granada cujo os estilhaços se alojam em seu corpo antes de ser capturado.
Na versão original ou na dos cinemas Tony Stark é um símbolo da livre iniciativa, que sem depender da esmola do governo para alcançar seus objetivos, vê este governo apenas como cliente em uma sociedade que enxerga no livre comércio o benefício do desenvolvimento econômico.
No contexto histórico, as indústrias Stark serviram de cenário para desenvolvimento de muitas tramas da Marvel antes mesmo de Tony nascer, mas que ganham relevância somente diante do protagonismo do herói.










Eu sou o Homem de Ferro

Tony Stark, conhecido nos quadrinhos também como Vingador Dourado, Homem de Cobalto, Gênio e Futurista o Homem de Ferro é o herói que desde o início sacrifica a própria vida pelos outros ou por um bem maior o qual muitos “heróis” céticos não o fazem por considerar uma utopia. E isso, mesmo sem saber se sobreviveria.
O Tony do cinema ficou surpreso quando até mesmo Thanos, o titã louco, afirmou conhecer Tony Stark enquanto se enfrentavam em Titã. Embora existam muitas teorias criadas pelos fãs, essa foi a declaração que Joseph (Joe) Russo (diretor) deu sobre o Thanos, antes da estréia.
“Penso que ele possui uma conexão específica com Tony, porque ele é futurista e previu uma ameaça como Thanos. Sempre esteve em sua mente, apesar de ele não ser capaz de nomear. Tony é quem está mais desesperado para reagir contra o Thanos […] Penso que é algo intrínseco à psicologia do Tony; Ele possui uma conexão especial com esta ameaça porque começou tudo como Homem de Ferro.”
E posteriormente…
[…] Ele sabe do Stark desde a primeira batalha de Nova York, como a pessoa que desfez o plano dele.
É interessante porque, conforme o Thanos avança depois que descarta a armadura, ele quase que se torna um guerreiro sagrado que não gasta energia desnecessária. Ele não mata ninguém, amenos que essa pessoa seja de alguma forma, uma ameaça para os seus planos. Quase ninguém acaba sendo uma ameaça pro Thanos, exceto o Tony, que eu acho que ele sente uma espécie de conexão existencial com Thanos.











O preço que ninguém paga

Sem poderes sobrenaturais, genética divina, soro vindo de um tubo de ensaio bancado pelo governo, ou até mesmo isento de poderes de raios gama, Tony conta com seu intelecto e caráter para defender a humanidade.
Claro, um herói que faz o que for preciso para proteger a humanidade se sacrificando a todo instante, não poderia terminar de outro jeito, a não ser se sacrificando por essa humanidade mais uma vez. Só mais uma única vez. Mesmo que conscientemente, seja uma única chance em 14.000.605 e isso lhe custe a vida.
Em uma dimensão onde Tony Stark vive ou tenha morrido... Obrigado!

"I’m Iron Man"

by Irionman


















E aí, curtiu?
O que você acha de tudo isso?
Comenta aí.

About The Geek Brazil

The Geek Brazil
Recomendado × +

18 comentários:

  1. oi!
    Eu adoro o trabalho do Robert Downey Jr. ele é um excelente ator, gostei dele muito como Sherlock Holmes mas o meu preferido é o Homem de Ferro :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      É verdade! E olha que o Downey já fez filmes de romance, ação, comédia, etc. E ainda estou ansioso para vê-lo em Dr. Dolittle. Mas o próprio Stan Lee disse que o Robert Downey Jr. nasceu para ser o Homem de Ferro.

      Excluir
  2. Olá!
    Eu confesso, não vi nenhum filme sobre o homem de ferro, não faz meu estilo. Mas teu texto foi tão cheio de informações e detalhes, que vou procurar para assistir, quem sabe eu não goste...
    :)

    ResponderExcluir
  3. Olá! Eu assisti todos os filmes, alguns gostei e outros nem tanto rs. Mas, ficaria feliz se tivesse mais filmes com ele. Gosto dele como ator e acho que atua muito bem.
    Beijocas.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vanessa! O próprio Kevin Feige (chefão da Marvel) disse que sem Downey não haveria UCM... (Quem sou eu para discordar?!).
      Em entrevista, quando perguntado se poderia voltar, Robert Downey, Jr. disse: "Sim, tudo pode acontecer".
      Beijocas.

      Excluir
  4. Nossa uma versão em quadrinho seria show de bola, ja assisti alguns dos filmes citados.

    Bjoks SN Hammer

    ResponderExcluir
  5. adorei esse post, homem de ferro é mesmo um dos meus herois favoritos

    ResponderExcluir
  6. Homem de ferro é incrível,uma versão em quadrinhos seria com certeza maravilhoso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se ir em uma loja especializada ou até mesmo pela internet, você já acha HQs maravilhosas do Homem de Ferro. Quem sabe, não vira um Hobby?

      Excluir
  7. O Iron Man é um dos herois mais humanos que eu conheci através dos filmes, é por isso que gosto tanto dele. Claro que o ator teve muita influência nisso, até porque, no caso dele, vida pessoal e atuação se fundem, né? Ótimo post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Letícia. Você tem razão! E acredito mesmo, que é exatamente essa HUMANIDADE que nos identifica com o personagem e faz com que ele seja um herói de verdade "sem poderes".
      Rss... Isso mesmo, Tony ou Robert, não tem diferença.
      Obrigado!

      Excluir
  8. Eu adoro demais esse ator, ele trabalha muito bem. E os filmes do Homem de Ferro são sucessos

    ResponderExcluir
  9. Eu amo o homem de ferro é meu super herói favorito, já assisti todos os filmes.

    ResponderExcluir