Recente

Breve história de Ernõ Rubik: Criador do Cubo Mágico.


Ernõ Rubik  criador do cubo mágico


Não sei quanto a você mas, eu tenho interesse por assuntos diversos (Sério! Diversos, mesmo). Entre eles, o cubo mágico ganha destaque por não se tratar apenas de entretenimento mas, sim um desafio pessoal para a cognição no que diz respeito a percepção, associação, memória e raciocínio lógico. Por enquanto, tenho alguns modelos, mas pretendo ampliar significativamente minha coleção.


Vamos logo ao que interessa


O cubo mágico ou também conhecido como Cubo de Rubik, foi criado em Budapeste na Hungria pelo professor de arquitetura húngaro Ernõ Rubik em 19 de maio de 1974, quando estava interessado em geometria, especialmente pelas formas tridimensionais.

O brilhante professor Rubik trabalhava em um projeto que o ajudasse a explicar a seus alunos os conceitos da geometria tridimensional. E aos 29 anos, acabou criando o famoso cubo de seis cores.
Na primeira tentativa, o jovem arquiteto usou elásticos para segurar o bloco. Sem sucesso com os elásticos então, ele planejou um mecanismo de três eixos que teve em sua estrutura a capacidade de ser estável, manualmente esculpindo os 26 mini-cubos e encaixando-os, colorindo em diferentes cores cada face do cubo.
Na primeira vez que suas peças foram embaralhadas, foi muito difícil retorná-las à posição original, parecia impossível. Ernõ Rubik demorou cerca de um mês até conseguir organizá-lo novamente [Ufa].


Cubo Mágico

Em janeiro do ano de 1975, Rubik fez um requerimento para a patente de seu invento na Hungria. A patente foi aprovada no início de 1977, e os primeiros cubos mágicos começaram a aparecer no mercado local, ainda no final do mesmo ano.
Em 1980 o quebra-cabeça ou comumente conhecido como puzzle (do inglês - enigma) de três dimensões entrou para o mercado internacional, quando começou a ser vendido pela Ideal Toys. O cubo original possuía em cada lado 9 quadrados da mesma cor: Branco, Vermelho, Azul, Laranja, Verde e Amarelo (essas são as cores oficiais principalmente em campeonatos).
Embora Rubik tivesse batizado sua invenção de “Cubo Mágico”, como o conhecemos, na época de um governo comunista, a lei de patentes da Hungria não permitiam a ampliação dos registros em caráter internacional. Por isso, quando a Ideal Toys foi registrar o brinquedo, usou o nome “Cubo de Rubik”.

Cubo Mágico 3x3x3

De lá para cá...


Desde a invenção do cubo mágico, estudiosos tentam descobrir o mínimo necessário de jogadas para completar o desafio. Com a ajuda de um programa de computador, em julho de 2010, um grupo de pesquisadores chegou à conclusão de que o jogo só pode ser resolvido com um mínimo de 20 movimentações contando com o caminho mais curto usando a cognição.
Com o passar do tempo, esse puzzle ganhou uma família. Hoje em dia existem várias fabricantes e muitos tipos de cubo mágico. Para citar alguns, temos o 2x2x2, 3x3x3, 4x4x4, 5x5x5, Big Cubes, Clock, Megaminx, Gear, Mirror, Pyraminx entre outros. Existem também muitas modalidades de campeonatos, tais como resolução com os olhos vendados ou até mesmo resolução com os pés. E temos alguns brasileiros em algumas modalidades.

Fato notável

Em suma, Ernõ Rubik podia até não fazer ideia da dimensão que seu pequeno experimento tomaria, mas que o professor de arquitetura húngaro de 29 anos conseguiu transcender de modo palpável o raciocínio lógico e a busca por informação de memória no processo cognitivo graças a seu interesse por geometria, é de fato notável.
Alguns tipos de Cubo Mágico



Veja algumas curiosidades
  • Existem mais de 40 quatrilhões de combinações possíveis em um cubo mágico (mas você pode resolver com apenas 20 movimentos como já dito).

  • O que se sabe é que o cubo mágico é o brinquedo mais vendido do mundo: já saíram das prateleiras mais de 350 milhões unidades (eita bagaceira).

  • O jogo era tão popular nos anos 80 que só entre 1980 e 1982 foram vendidos 100 milhões – ou 28% de tudo o que já foi vendido até hoje.

  • Na atualidade, existem diversos fabricantes desse puzzle além da pioneira Rubik e vários tipos de quebra-cabeça baseados no cubo colorido.

  • Desde o lançamento do cubo mágico, surgiram também os primeiros Campeonatos de Resolução, suas diversas modalidades e seus recordes (mas isso já é história para outra hora).

E você?
Já experimentou esse tipo de puzzle?
Ou é do tipo que perde a paciência só de olhar?
Conta aí!






About The Geek Brazil

The Geek Brazil
Recomendado × +

0 comentários:

Postar um comentário